balanço


Morte de Silvan: Judiciário agiu rápido e mandado de prisão decretado deu respaldo para ação policial em Itaituba

PORTAL OESTADONET - 17/03/2025

Tielison Damasceno de Lima, suspeito, preso em Itaituba, foi trazido para Santarém - Créditos: Reprodução

 

 

 

Passava do meio-dia, na última sexta-feira(14), quando a delegada da Delegacia de Roubos de Santarém, Larissa Pugliese, foi informada pela força-tarefa da segurança pública que, apesar de não mais se encontrar em Santarém, e ter retornado a Itaituba, um dia antes, Tielison Damasceno de Lima era o principal suspeito de ter atirado e matado Sivan Marcelo Lima Teixeira, há uma semana, em frente à distribuidora de alimentos Asa Branca, no bairro do Aeroporto Velho, em Santarém, no oeste do Pará.

 

A suspeita da delegada foi informada ao juiz de execucções penais de Santarém, Flávio Oliveira Lauande. A autoridade policial, que comandava as investigações, requereu um mandado de captura com base no descumprimento da liberdade condicional do suspeito, condenado a 12 anos de prisão pelo crime de roubo, em 2019, e que fora beneficiado com livramento condicional da pena.

 

Mal sabia a delegada que Tileson não era mais 'preso de justiça" desta comarca, pois em janeiro de 2024, o suspeito requereu a transferência de local de execução da pena para a comarca de Itaituba, onde se apresentava mensalmente para assinar frequência no fórum daquela cidade.

 

Embora não sendo mais o juiz natural da execução penal do caso, o juiz Flávio Lauande, diante da urgência e da importância do pedido de regressão de regime para as investigação da morte de Silvan Marcelo, entrou em contato com o juiz de Itaituba, informando do pleito da delegada Larissa Pugliese, e encaminhando a documento para o foro competente. A apuração é do Portal OESTADONET.

 

Em poucas horas, o juiz de Itaituba, Luiz Felipe de Souza Dias, decretou a prisão de Tielison por descumprimento de sua liberdade condicional, comunicando em seguida as providências tomadas ao juiz de Santarém que, de posse do mandado de prisão, informou imediatamente aos investigadores a expedição do mandado de recpatura, o que permitiu, então, que a força-tarefa da segurança pública se deslocasse para Itaituba por volta de 19 horas da última sexta-feira(14), efetuando a prisão do suspeito ao amanhecer de domingo.

 

Relembre a operação

 

Uma força-tarefa de segurança pública prendeu Tielison Damasceno de Lima, de 26 anos, neste domingo (16), na cidade de Itaituba, no sudoeste do Pará. Ele é apontado como o principal suspeito de ter atirado contra Silvan Marcelo Lima Teixeira, gerente de um supermercado, durante um assalto ocorrido na tarde de segunda-feira (10), no bairro Aeroporto Velho, em Santarém, no oeste do Pará. 

 

De acordo com as investigações da Polícia Civil, após o assassinato, Tielison fugiu para Itaituba, onde cumpre pena por roubo. O suspeito havia sido condenado anteriormente em Santarém, mas estava em regime de liberdade condicional, o que foi posteriormente revogado após sua fuga para Santarém.

 

A prisão de Tielison foi resultado de uma ação integrada entre as forças de segurança. Após intensas investigações, que incluíram imagens de câmeras de segurança, depoimentos de testemunhas e outros elementos probatórios, a polícia conseguiu rastrear e identificar o suspeito. 

 

Além de Tielison, outras duas pessoas foram conduzidas à 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil, suspeitas de envolvimento no crime. A polícia segue investigando outros possíveis envolvidos no crime. Tielison nega participação no assassinato.

 

O latrocínio ocorreu na tarde do dia 10 de março, no bairro Aeroporto Velho, em um terreno onde está sendo construído um supermercado na Avenida Frei Vicente. Silvan Lima, gerente operacional da obra, foi abordado violentamente por dois homens, que chegaram em uma motocicleta. Um dos assaltantes, armados, atirou contra uma vítima, que morreu no local. As câmeras de segurança da área registraram a ação, mostrando a violência do assalto e a fuga dos criminosos, levando joias e outros pertences.

 

Após o crime, tanto a Polícia Civil como a Militar intensificaram as buscas pelos suspeitos, iniciando uma série de diligências para localizar os responsáveis.

 

A polícia também continua no trabalho de identificar o suspeito que pilotou a moto usada pelos criminosos no momento do assalto. 

 

Domingo, a Polícia Militar também apresentou outro homem que teria alguma ligação com o veículo envolvido no crime. 

 

A motivação do crime ainda é desconhecida, mas a polícia segue trabalhando para esclarecer todos os detalhes.




  • Imprimir
  • E-mail